quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Defina LAZER

Porque cidades como Blumenau insistem em dizer: "Nosso maior parque, o Ramiro [...]", ou "Estamos reformando a Praça do Estudantes [...]", quando na verdade o Ramiro é o ÚNICO parque da cidade, e as praças denominadas PRAÇAS PÚBLICAS na verdade são RÓTULAS? Porque o "Centro Histórico" é na rua das Palmeiras?

Juro que não entendo como uma cidade tão rica, em finanças, cultura, paisagem,... é tão pobre em investimentos paisagísticos, em espaços públicos, não proporcionando o mínimo de conforto aos cidadãos? 

Você saberia responder qual a diferença entre parque, praça, rótula, parque urbano, etc?

PARQUE: Área verde, destinada a recreação e preservação, sem edificação, protegida pelo governo. Podendo ser dividido em PARQUE URBANO e PARQUE NATURAL

- Parque Urbano: Localizados em regiões urbanas, contendo área verde, pouca pavimentação, não havendo edificações, limitando o comércio a vendedores ambulantes. Normalmente contém campos de futebol, pequenos lagos, espaços de cultura, jardim Botânico, etc.


Barcelona

- Parque Natural: área natural, fora da área urbana, preservada por lei, onde são proibidas indústria e comércio, restrita aos nativos que alí já habitavam, preservando a fauna e a flora da região.


Meu objetivo não é criticar, mas sim, avaliar as condições da atual situação da cidade. Porque não espalhar mais lugares de lazer pelas cidades? O parque Ramiro Ruedger, em Blumenau é muito bonito e confortável, porém, pequeno e o único, ficando extremamente cheio aos domingos. Que tal a população ter mais de uma opção de passeio, como a cidade de Curitiba?


Vão aí, mais algumas inspirações positivas:
 Vitória, ES




 Central Park, NY



High Line, NY

Agora, o parque de Blumenau:




E lhes apresento as PRAÇAS da cidade: (seriam isso praças ou rótulas prefeitura?)






E VOCÊ? está feliz com o lazer proposto pelo seu governo? Porque estou longe da satisfação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário