Você já parou pra pensar como é a vida de um catador de lixo, ou de uma comunidade coletora de material reciclado?
Como eu, aposto que poucos já pararam pra pensar nisso. Porém, foi entrando para um concurso voltado para sustentabilidade e habitação social, que comecei a me envolver nesse assunto.
Conhecemos a Ilha do Pavão, comunidade que mora nas proximidades da BR116, nas margens do Rio Guaíba, Porto Alegre. Não possui água tratada, saneamento básico, energia elétrica, vive do lixo reciclado, porém são donos de um carisma e simpatia inexplicáveis. Receberam um dos membros da minha equipe de forma encantadora. Enfim, seguem abaixo, imagens sobre a Ilha, e uma proposta que muitos deveriam seguir, visando condições de vida digna e um mundo melhor!
A cooperativa de Material Reciclável tem como objetivo o cooperativismo, a capacitação e a profissionalização dos catadores.
Calcula-se que no Brasil, existam de 300 mil a 1 milhão de catadores em atividade. Estima-se que nosso país produza 126 mil toneladas de lixo diariamente, e graças a essa profissão, todo esse entulho não para em aterros sanitários ou lixões.
Porém, mesmo sendo tão digna, esses profissionais não vivem dignamente. Muitos percorrem até 30km diariamente, sob sol, chuva, frio ou calor escaldante. São facilmente confundidos com mendigos, e completamente ignorados pela sociedade.
Se lhes perguntar: Vale a pena? Eles simplismente irão responder que não é escolha, mas sim, sobrevivência.
Quando aplicado, o cooperativismo traz incontáveis benefícios a comunidade. Trazendo nova renda, as crianças são influenciadas desde pequenas a cuidar do meio ambiente, podem ser aplicadas ONGs (artesanato, música, cooperativismo, economia solidária, consultoria contábil e jurídica, etc.).
Que tal cuidarmos do nosso lixo, ajudar esses dignos cidadãos e darmos a eles o direito de ter uma vida limpa, com informações, cultura? Municípios devem tomar posição, fazendo também a sua parte, ajudando os mais necessitados e os que mais colaboram com a limpeza de uma cidade!
PENSE SOBRE ISSO!